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segunda-feira, 9 de maio de 2011

Música e Teoria Musical (Intervalos) ♫

Faaaaaaala pessoal, tudo bom?
Completamos UM ANO do blog! *-*

Hoje, para começar a série "Música e Teoria Musical ♫" vou começar falando de INTERVALOS.

Então vamos lá...
Há 12 notas diferentes na música tradicional: Dó, Dó Sustenido/Ré Bemol, Ré, Ré Sustenido/Mi Bemol, Mi, Fá, Fá Sustenido/Sol Bemol, Sol, Sol Sustenido/Lá Bemol, Lá, Lá Sustenido/Si Bemol e Si. Depois do Si vem o Dó uma oitava acima do primeiro Dó, e este ciclo continua.
Essa sequência é chamada de escala cromática.
Cada etapa nessa escala é de um semitom. O intervalo entre duas notas é definido pelo número de semitons entre elas.
Duas notas distantes um semitom, como Dó e Dó Sustenido, definem uma segunda menor. As notas que estão dois semitons distantes, como Dó e Ré, definem uma segunda maior. Isso também é chamado um tom inteiro. De semitom em semitom, os demais intervalos são a terça menor, terça maior, quarta justa, trítono, quinta justa, sexta menor, sexta maior, sétima menor, sétima maior e, por fim, a oitava.

A maioria desses intervalos também tem outros nomes. Por exemplo, um trítono é às vezes chamado de quarta aumentada se a notação das notas do intervalo parecer descrever uma quarta. Por exemplo, o intervalo trítono de Dó a Fá Sustenido é chamado de quarta aumentada, porque o intervalo de Dó para Fá é uma quarta justa. Por outro lado, se as notas do intervalo parecerem descrever uma quinta, aí o trítono é às vezes chamado de quinta diminuta.
Por exemplo, o intervalo trítono do Dó ao Sol Bemol, que é na verdade o mesmo que o intervalo de Dó a Fá Sustenido, é chamado uma quinta diminuta, porque o intervalo de Dó a Sol é uma quinta justa. Em geral, se qualquer intervalo maior ou perfeito é aumentado em um semitom pela inclusão de um acidente (a indicação de bemol ou sustenido numa nota), o intervalo resultante é chamado aumentado, e se algum intervalo menor ou perfeito é reduzido em um semitom pela adição de um acidente, o intervalo resultante é chamado diminuto.

Bom, resumindo beeeem resumidamente é isso.
Tentei achar algum vídeo legal sobre, mas não deu certo.. se eu achar coloco aqui.
Qualquer dúvida, sugestão, reclamação, dicas para esse novo ano de blog:
COMENTEEEEEM!
Obrigada, e

musicindveins!!! ♫
;*

4 comentários:

  1. Mto bom!isso aeww!continua com o blog q tá maneiro ^^

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  2. também amo música, faço o curso de musica vou aprender a tocar violao e violoncello"

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  3. Show de bola! Outro detalhe interessante é que, nos acordes diminutos, a distancia entre a tônica e a 3ª, entre a 3ª e a 5ª, e entre a 5ª e a 7ª é sempre de 1 tom e meio.

    Por exemplo: Um C7+ é formado por C-E-G-B, enquanto um Cº é formado por C-Eb-Gb-A.

    Com essa dica dá pra descobrir como se forma qualquer acorde diminuto muito mais "descomplexadamente"! rsrsrs

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